Transforme Sorrisos
Facebook Youtube Instagram Vimeo Doe

março de 2019

A IMPORTÂNCIA DO OUTRO

Sabe aquele telefonema que faz você sentir que a vida vale muito a pena?

 

Eu recebi um desses há mais ou menos 03 meses, quando um dos meninos atendidos pelo Transforme Sorrisos, me ligou dizendo que gostaria que eu fosse ’’madrinha’’ dele… Mesmo sem entender direito o que significava na prática ser madrinha, eu tinha certeza do tamanho do significado que era conquistar o carinho e confiança de uma criança!

 

Isso já seria o bastante para me fazer continuar e ser grata por essa experiência como voluntária. Diferente dessas crianças, eu não preciso de uma ‘’madrinha’’, pois não tenho uma história triste para contar, sempre recebi amor da minha família, estudei em bons colégios, tenho saúde e diversos caminhos possíveis para realizar meus sonhos (meus problemas, definitivamente, não são nada originais!). Mas existe algo maior que essas crianças me ensinam, algo que não tenho como colocar em palavras, e que sinto sempre que vejo alguma esperança, vindo daqueles olhos tão sinceros e fortes!

 

Especialmente no Brasil, onde ainda não temos um senso de justiça e responsabilidade social bem consolidado, nos importamos muito em cuidar dos nossos amigos, da nossa família… E os outros? Aquele outro que você não conhece, mas que está aí, e que vai construir o futuro tanto quanto você! Isso é um dos maiores presentes que ganhei com esse trabalho de voluntariado, o olhar para qualquer pessoa e conseguir (ou pelo menos tentar) ter uma atitude de pensamento amoroso em relação à ela…

 

A melhor das intenções sempre vai ser a atitude! Pela minha experiência, acho que o importante mesmo é fazer algo (que seja por uma hora, um dia, um final de semana), doar (tempo, dinheiro, energia), tentar (ser uma pessoa melhor, fazer o bem, viver com mais amor)!

 

Agradeço ao trabalho do Transforme Sorrisos, que há 04 anos é como uma escola da vida para mim e uma oportunidade de vida com mais dignidade para essas crianças! Muito obrigada!

Janaina Chaves, turismóloga, sócia da Kirra Intercâmbios e Viagens, voluntária e madrinha do Lucas*.
*Os nomes são fictícios, para preservar a identidade dos meninos.

VOLTAR